Flagelos da seca – Reportagem

Description

No semiárido nordestino a seca é o maior inimigo do homem. Mesmo hoje inúmeros piauienses sofrem com a falta de água encanada e em muitos casos precisam caminhar diversos quilômetros diariamente para abastecer baldes e garrafões, garantindo assim a sobrevivência de suas famílias e animais.
José Edmilson Pereira, 42 anos, morador da região de Jaicós, vive em um cubículo de menos de 20 m² com seus seis filhos e a esposa. Sem água encanada, caminhar várias vezes à um pequeno chafariz nas proximidades é a dura rotina de seus dias.

[Captura parte da expedição documental sobre a seca no Estado do Piauí-Brasil]

Legendas:
1 – : José Edmilson Pereira, 42 anos, morador da região de Jaicós carrega água de um chafariz nas proximidades de sua casa.
2 – Francicleide, 4 anos, divide a dura vida na seca do sertão com seus 5 irmãos e seus pais.
3 – Família piauiense reside em um casebre em meio à seca e fome sem eletricidade ou água encanada. No fogão à lenha, um baião-de-dois e bofe (pulmões de boi), que servirá de alimento da família.
4 – Região afetada pela seca. Queimada Nova-Pi.
5 – Animais famintos se alimentando de mandacarus (cactus) em uma barragem vazia
6 – Erasmo Martiniano, 70 anos, agricultor, morador da região de Riacho do Meio (Queimada Nova-Pi), aprendeu a conviver com a seca, a estiagem e a dificuldade.
7 – Açude Tiririca em Jaicós-Pi, praticamente vazio por conta da estiagem. A terra seca e a lama ocupam o que antes era um belo reservatório hidrográfico.
8 – Cemitério sertanejo – A seca acompanha os nordestinos do nascimento à morte. Região de Queimada Nova-Pi.

Matérias:
http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/id/7215

No flickr:
http://www.flickr.com/photos/rfalcao/sets/72157632084170495/

Outros portfólios: http://www.flickr.com/photos/rfalcao/